Patterns em álbuns de casamento
Compartilhe
Cada vez mais tenho usado e visto por aí muitos álbuns utilizados patterns (algo parecido com “padrão” em português), que nada mais é que alguns arabescos ou tipos de linhas e desenhos dispostos em um bloco, faixa ou pedaço pequeno que tenha um encaixe perfeito, sem começo e sem fim, para ser repetido infinitas vezes formando uma textura homogênea. Parece complicado, mas você vai ver que não é.
Alguns arquivos podem ser encontrados em .jpg para ser montado no Photoshop e outros podem ser encontrados já no formato .pat que nesse caso costumam vir um pacote com vários patterns no mesmo arquivo. Esse arquivo .pat é mais raro de encontrar, porém mais fácil de usar.
Depois de feito o download, caso utilize MAC, basta clicar no arquivo duas vezes e ele já instala dentro da biblioteca do Photoshop e estará pronto para utilizar, ou então copie para: /Users/{username}/Library/Application Support/Adobe/Adobe Photoshop CS5/Presets/Patterns
Para quem utiliza Windows, copie esse arquivo .pat para o seguinte lugar: C:\Program Files\Adobe\Photoshop\Presets\
Para arquivos baixado em .jpg vou explicar mais abaixo como utilizar.
Onde baixar os patterns??? veja alguns links:
http://www.brusheezy.com | http://deviantart.com | http://myphotoshopbrushes.com
http://www.freedesign4.me | http://blogof.francescomugnai.com | http://designm.ag
http://www.heroturko.org
(dica do Ricardo Maruk da Birografico - veja alguns álbuns dele nesse post recente)
O grande problema é que, na maioria das vezes, nos sites gratuitos ou as opções não são bonitas ou os tamanhos não são suficientes para impressão, tem muita coisa pequena que só é boa para web. (e-mails e sites por ex.).
Novamente, a melhor opção é para quem está disposto a investir e pagar por coisa boa, no Shutterstock também tem várias opções ótimas de pattern.
http://www.shutterstock.com/
Como criar e utilizar patterns??
Vamos iniciar pelo arquivo .jpg que é mais comum (alguns arquivos podem vir em .EPS .GIF .BMP .PNG ou .PSD - todos darão certo). Depois de feito o download da imagem, abra ela no Photoshop. Você terá que certificar que essa imagem formará um pattern (padrão), para isso, ela deve ter as extremidades terminando exatamente como começa a sua extremidade oposta. Ou seja, se unirmos uma imagem ao lado da outra, a imagem irá se fundir perfeitamente, como uma peça de quebra-cabeça, formando uma imagem só (imagine que está colocando um piso ou azulejo) .
No exemplo abaixo, eu coloquei as imagens com transparência para visualizar as suas junções, mas você deve fazer isso com a imagem a 100% de opacidade.
Depois de verificar que sua imagem formará um pattern perfeito, é hora de adotar esse padrão. Para isso, crop rente à imagem original certificando de que não tenha nenhuma borda sobrando, clique no menu EDIT e depois em DEFINE PATTERN. Dê um nome para seu pattern.
O pattern já foi criado e já está na sua galeria. Caso não queira fazer nenhuma alteração futura, pode fechar essa imagem sem salvar.
Depois de definido, como utilizar o pattern?
Existe mais um método de utilizar o pattern, por exemplo clique em EDIT / FILL ou F5 e escolha pattern ou pela ferramenta Paint Bucket Tool, que nada mais é que o baldinho de preenchimento, basta escolher pattern para preencher a área desejada, ou ainda MENU / LAYER / NEW FILL LAYER / PATTERN. Mas vou ensinar aqui a mais prática, mais flexível (editável) e, na minha opinião, mais profissional para álbuns de casamento.
Abra uma página de álbum em branco, crie uma camada nova e pinte-a de qualquer cor. Com esse novo layer ativado, clique na ADD A LAYER STYLE que fica na base da caixa de ferramentas layers (segundo ícone) e selecione a opção PATTERN OVERLAY.
Na sequência, abrirá uma caixa de diálogo em que você poderá configurar de forma precisa qual modelo de pattern deseja utilizar, se vai aplicar algum efeito de camada, a opacidade e tamanho do pattern que vai ser aplicado. Lembre-se que se aumentar muito a escala da imagem (no caso de imagens pequenas) ela vai serrilhar e perder a qualidade. Muitas vezes, por se tratar de um fundo dá para utilizar imagens mesmo não estando em uma qualidade tão boa.
A vantagem de utilizar esse método é que você poderá editar o pattern mesmo depois de aplicado. Para isso, dê um duplo clique no efeito Pattern (Pattern Overlay na imagem a baixo) aplicado sobre a camada, isso abrirá novamente a caixa de diálogo para edição. Uma outra vantagem é que você poderá visualizar um antes e depois clicando no “olho” que aparece ao lado do efeito na camada pattern.
Lembrando que esse é o início para se criar um fundo para uma página. Para ficar bonito, você terá que trabalhar transparências, mesclar essa camada com outras texturas e outros layers. Para isso, experimente várias opções.
Veja no post anterior como trabalhar com texturas.