Qual o melhor horário para um casamento no pôr do sol?
Compartilhe
Muitas pessoas têm o sonho de casar no pôr do sol. Porém, muitas vezes, vejo que os noivos têm dificuldade em encontrar o melhor horário para o casamento ou até mesmo não se atentam a uma série de detalhes para que tudo aconteça no pôr do sol como sonharam.
Quando o casamento acontece em lugares abertos, como campo ou praia, é preciso fazer um planejamento cuidadoso para que tudo aconteça como o planejado.
Por isso, resolvi escrever algumas dicas que toda noiva deve considerar se deseja fazer um casamento no pôr do sol.
Quando o casamento acontece em lugares abertos, como campo ou praia, é preciso fazer um planejamento cuidadoso para que tudo aconteça como o planejado.
Por isso, resolvi escrever algumas dicas que toda noiva deve considerar se deseja fazer um casamento no pôr do sol.
Sabemos que os atrasos acontecem, mas, quando as cerimônias de casamento acontecem fora da igreja, é comum que as pessoas já se sintam mais “relaxadas” e não cumpram os horários tão a risca. Já sabemos que os brasileiros não são o povo mais pontual do mundo, não é mesmo? Rsrs. E, em casos de casamentos a céu aberto, é muito comum que padrinhos e convidados atrasem.
Se a intenção é casar no pôr do sol, é importante que tenha luz natural durante todo o casamento. Por isso, não adianta nada marcar o casamento para iniciar próximo da hora em que o sol se põe, porque, muito provavelmente, o casamento irá acontecer a noite.
Além dos atrasos, é preciso considerar o tempo de duração da cerimônia, se haverá cumprimento dos padrinhos e familiares ou não e o tempo para que seja feito o ensaio do casal antes da festa, ainda durante o pôr do sol.
Por isso, o ideal é marcar o casamento para cerca de 1h30 antes do horário em que o sol irá se pôr.
Se não existe esse cuidado com os horários, por mais que o casamento seja num lugar lindo, as fotografias ficarão com o fundo escuro, pois já não haverá mais iluminação natural e o fotógrafo nada poderá fazer para iluminar o lugar.
É importante saber a data do casamento para saber qual o horário aproximado em que o sol irá se por naquela época, pois isso muda muito durante o ano e de região para região.
Por exemplo: durante o verão e com o horário de verão, é muito comum lugares em que o sol se põe próximo das 20h. No inverno, dependendo da região, por volta das 17h, 17h30 já está escuro.
Existem ainda os lugares, como São José do Rio Preto, a cidade onde moro e fotografo muitos casamentos, que, mesmo no inverno, são quentes. Então, apesar de no inverno o pôr do sol acontecer mais cedo, por volta de 17h30, às 15h00 é possível que o sol ainda esteja forte.
Então, tudo varia de acordo com o mês e o lugar do casamento.
Dependendo da época do ano, é importante considerar também a possibilidade de chuva e, por isso, é sempre bom ter uma plano B com a opção de migrar a cerimônia para um outro lugar ou com aparatos para se proteger caso chova no dia do casamento. E se isso acontecer, fique calma: fotografias de casamento na chuva são igualmente lindas!
Converse com os responsáveis pela organização do seu casamento e, especialmente, com o fotógrafo. Eles com certeza saberão te ajudar a escolher o melhor horário considerando todas essas variáveis e o fotógrafo saberá te orientar sobre a luz do dia e os melhores horários para registrar um lindo casamento no pôr do sol.
Quer ver mais fotos de casamentos no pôr do sol na íntegra? Confira esses links:
Camila e Alexandre - Quinta do Sardão (Guararapes)
Michele e Flávio - Glauber Carvalho (São José do Rio Preto)
Danielle e Rodolfo - Casas da Fazenda (São José do Rio Preto)
Thais e João Victor - Clever Casado (Bálsamo)
Gostou? Peça já seu orçamento.